quinta-feira, 28 de maio de 2009

Eduardo Carvalho

Exposição de Eduardo Carvalho
O baiano mostra talento e harmonia nas suas “Pinturas”, na Vila dos Corais, Praia do Forte, em homenagem ao Mês do Artista


Após um longo período de reclusão, o artista baiano Eduardo Carvalho, apresenta os seus trabalhos na exposição Pinturas, na Vila dos Corais, na Praia do Forte, em Homenagem ao Mês do Artista. O coquetel de abertura será realizado no dia 30 de maio e as telas estarão expostas no local, dessa data até 28 de junho. Um artista fiel aos princípios tradicionais da pintura nos seus propósitos mais evidentes, ou seja, o realismo como ponto de partida, pode ser, por isso mesmo, um expressionista, um surrealista e até mesmo um pintor abstrato, da maneira como maneja a cor, a matéria-prima e os objetivos da sua arte. Com uma técnica de grande apuro formal, o artista surpreende o domínio e a consciência do jogo de luminosidade de cada cor. Com sincera emoção Eduardo realiza sua pintura com muita beleza.

Eduardo Carvalho_ inquieta Realidade

Nasceu em Salvador, Bahia, em 1948; Em 1976 ingressou no Curso Livre da Escola de Belas Artes, Bahia. Nesse mesmo ano participou de exposições coletivas na galeria do banco do Estado da Bahia e na galeria dos novos, Salvador. Em 1968 frequentou o atelier de Carlos Augusto bandeira e participou da coletiva –Artistas baianos -, Pensilvânia, estados unidos. Em 1969 montou atelier em Salvador. Em 1970 fixou residência no Rio de janeiro, participando de coletivas nas galerias Marte 21 e Irlandi. Em 1971 realizou as primeiras exposições individuais: associação Brasileira de antiquários e na Barroco antiguidades, Rio de Janeiro.

No período de 1971 a 1974, exp6os suas obras com freqüência no Rio de Janeiro e Salvador. Em 1975, voltou a residir em salvador , realizando exposições nas galerias: Galeu, Aracaju, Quadrante, Rio de Janeiro e no Museu de Arte Moderna, Salvador. Em 1976, participou da coletiva na galeria Emy Bonfim, São Paulo. Em 1977, participou do I Salão Verão, Salvador, prêmio aquisição.

Em 1978, expôs do Salão de Artes Plásticas do VII Festival de São Cristóvão, Sergipe. No período de 1979 a 1983, participou de diversas coletivas em Salvador, Londrina, Aracaju e São Paulo. Em 1984, realizou individual no Escritório de Arte da Bahia, Salvador. Em 1985, recebeu prêmio de Pintura na Chapel Arte Show, São Paulo: nesse mesmo ano realizou individual na Kátia Galeria de Arte, Salvador.


Em 1988, realizou individual na Época Galeria de Arte. Em 1989, coletiva em comemoração aos 26 anos do Museu regional de Feira de Santana. Em 1995, individual na galeria Prova do Artista. Em 1996, coletiva da inauguração da Opus Galeria de Arte, Salvador. . Em 1997, coletiva dos 30 anos da Panorama Galeria de Arte, Salvador. Em 1998, acervo permanente da Manolo Saez Galeria de Arte, Curitiba, em 1999, inserido no livro – Cem Artistas da Bahia – exposição no Museu de Arte Sacra, Salvador, e no Centro Universitário de Cultura e Arte, na Galeria Carlo Barbosa, Feira de Santana.


- Eduardo Carvalho por Jorge Amado (escritor)

“Um pintor de concepção e de realização”

Eis um pintor com muito caminho a andar, tão moço ainda, marcado pelo gosto de experimentação, decidido a se encontrar e a se revelar inteiro. Penso que devemos guardar esse nome, pois muito ouviremos falar de Eduardo e sua arte. Nada conseguirá impedi-lo de avançar varando atalhos, buscando a face verdadeira do dia.


- Eduardo Carvalho por Matilde Matos (Crítica de Arte)


“Numa pintura de Eduardo Carvalho uma serpente pode aparecer aninhada com um pombo, sem que isso provoque espanto”.

O que o artista busca é harmonia entre formas e cores, tirando o partido de brilhos, volumes e transparências, escolhendo por isso os frutos maduros, os recipientes de vidro e a leveza dos pombos e borboletas, como motivos. A combinação é por vezes inaudita e sempre harmoniosa e sensual.




[Contato para a Imprensa]:
MC Comunicação – (71) 3267-2312
Mônica Carvalho – (71) 9985-2190
Camila Salles – (71) 8804-6961
-- Mônica CarvalhoMC Comunicação - Assessoria de ImprensaContatos: (71) 3267-2312 / 9985-2190 / 8880-8006

Nenhum comentário:

Postar um comentário